Os elementos da comunicação visual

A comunicação é o elo de ligação entre as pessoas. Comunicar é informar, transmitir uma mensagem. A Comunicação Visual, tal como o próprio nome indica, é transmitir essa mesma mensagem mas através da imagem. A Comunicação Visual é, sem dúvida, um campo muito abrangente que dispõe dos mais variados elementos, os chamados elementos básicos da Comunicação Visual.

“Sempre que alguma coisa é projetada e feita, esboçada e pintada, desenhada, rabiscada, construída, esculpida ou gesticulada, a substância visual é composta a partir de uma lista básica de elementos.” (Donis A. Dondis)

No fundo, estes elementos constituem a substancia básica do que vemos. O ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e, por fim, o movimento são os elementos básicos da Comunicação Visual. Para melhor entender todos estes elementos, procedemos a uma revisão literária, assim como uma recolha fotográfica. Com este trabalho fotográfico foi possível perceber que, até mesmo nos objetos mais banais, a Comunicação Visual está fortemente presente no nosso quotidiano.

*Para esta pesquisa foi utilizada a seguinte bibliografia:

  • DONDIS, Donis A. A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991, pp. 51-83

 

O ponto

O ponto é a unidade de Comunicação Visual mais básica, irredutivelmente mínima. Apesar de ser considerado o elemento mais simples, qualquer ponto exerce sobre nós um enorme poder de atração, independentemente de ter sido feito pelo homem ou de fazer parte da natureza. Quando vistos, os pontos ligam-se, sendo, portanto, capazes de dirigir o olhar. Em grande número e justapostos, os pontos criam a ilusão de tom ou de cor. A capacidade única que uma série de pontos tem de conduzir o olhar é intensificada pela maior proximidade dos pontos.

ponto

I Elemento básico: o ponto

A linha

A linha é um dos elementos básicos da Comunicação Visual que ocorre quando os pontos estão de tal modo próximos entre si, tornando impossível identificá-los individualmente. Assim, é aumentada a sensação de direção e este conjunto de pontos transforma-se noutro elemento de comunicação: a linha. A linha caracteriza-se por ter uma energia muito própria, isto é, nunca é estática. “É o elemento visual inquieto e inquiridor do esboço” (Donis A. Dondis)

Caracteriza-se por nunca ser estática, mas apesar de possuir liberdade e flexibilidade, tem um propósito e direção, ou seja, a linha é precisa e rigorosa. Reforçando a liberdade de experiência, faz algo de definitivo. “A linha é o meio indispensável para tornar visível o que ainda não pode ser visto, por existir apenas na imaginação”. (Donis A. Dondis)

Seamless texture with lines

II Elemento básico: a linha

 A forma

A forma é o elemento básico da Comunicação Visual que é descrito por uma linha. A linha articula a complexidade da forma, sendo três as formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero. Todas as formas básicas são figuras planas e simples, mas cada uma destas três formas possui características e significados específicos.  Ao quadrado associa-se o enfado, honestidade, retidão e esmero; ao triângulo, a ação, conflito, tensão e, por último, ao círculo associa-se a infinitude, calidez, proteção.

forma

III Elemento básico: a forma

A direção

A direção trata-se de outro importante elemento da Comunicação Visual. Todas as formas básicas expressam três direções visuais básicas e significativas: o quadrado, a horizontal e a vertical; o triângulo, a diagonal; o círculo, a curva. Cada uma das direções visuais têm um forte significado associativo e são, assim, usadas como uma importante ferramenta para a criação de mensagens visuais. A referência horizontal – vertical transmite um sentido de estabilidade, equilíbrio, enquanto a direção diagonal possui uma força mais instável. As forças direcionais curvas têm significados associados à abrangência, à repetição e à calidez.

direçao

IV Elemento básico: a direção

O tom

O tom é uma das melhores ferramentas que permitem representar o mundo como algo dimensional, uma vez que a linha não é capaz de criar sozinha uma ilusão de realidade. As variações de luz ou de tom são os meios pelos quais distinguimos oticamente a complexidade da informação visual do ambiente. Por outras palavras, vemos o que é escuro porque está próximo ou se sobrepõe ao claro, e vice-versa. Entre a luz e a escuridão na natureza existem centenas de gradações tonais específicas, embora essas gradações sejam muito mais limitadas nas artes visuais, onde aceitamos uma representação monocromática. Neste sentido, “O valor tonal é outra maneira de descrever a luz. Graças a ele, e exclusivamente a ele, é que enxergamos” (Donis A. Dondis)

Set of purple and violet tone water color drop for brush, textbox, background, design element

V Elemento básico: o tom

A cor

A cor é um dos elementos básicos da Comunicação Visual de extrema relevância, uma vez que está recheada de informação e permite uma impressionante experiência visual. A cada cor tem os seus próprios significados associativos e simbólicos. A cor tem três dimensões que podem ser definidas e medidas. Matiz ou croma, é a cor em si, e existe em número superior a cem. Existem três matizes primários ou elementares: amarelo, vermelho e azul. A segunda dimensão da cor é a saturação, que é a pureza relativa de uma cor. Por último, a terceira dimensão da cor é a cromática. É o brilho relativo, do claro ao escuro, das gradações tonais ou de valor. Em suma, nas artes visuais, a cor não é apenas um elemento decorativo ou estético, é o fundamento da expressão. Exemplo disso é o facto de cada um de nós ter as suas próprias preferências por cores específicas. De facto, escolhemos uma cor porque possui um determinado significado para nós e não outro.

cor

VI Elemento básico: a cor

A textura

A textura é o elemento da Comunicação Visual que projeta a sensação e o sentido que não podemos ter na ausência de outros sentidos, como o tato. É possível reconhecer a textura tanto através do tato como da visão, ou através de ambos os sentidos. Neste âmbito, é importante referir que uma textura pode não apresentar qualidades táteis, mas unicamente óticas. Já quando há uma textura real coexistem ambas as sensações.

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VII Elemento básico: a textura

A escala

“Todos os elementos visuais são capazes de se modificar e se definir uns aos outros”. É, precisamente, a este processo a que se chama escala. Em suma, o grande não pode existir sem o pequeno”. O homem é a peça fundamental para o estabelecimento de uma escala, pois tal como Donis A. Dondis afirmou “Nas questões de design que envolvem conforto e adequação, tudo o que se fabrica está associado ao tamanho médio das proporções humanas”. Assim, aprender a relacionar o tamanho com o objetivo e o significado é essencial na estruturação da mensagem visual.

Escala

VIII Elemento básico: a escala

 A dimensão

Sabemos que a dimensão existe no mundo real. Contudo, em nenhuma das representações bidimensionais da realidade, isto é, no desenho, na pintura ou, por exemplo, na fotografia existe uma dimensão real: esta é única e exclusivamente implícita. Tal se deve ao efeito de ilusão, que é conseguido através da técnica da perspetiva, onde os efeitos podem ser reforçados através da utilização de um dado tom ou da enfatização da luz – sombra. Em suma, a dimensão é um elemento, geralmente, dependente da ilusão ótica estimulada através da perspetiva. É, ainda, importante salientar que, segundo Donis A. Dondis, “ A dimensão real é o elemento dominante no desenho industrial, no artesanato, na escultura e na arquitetura, e em qualquer material visual em que se lida com o volume total e real”.

dimensão

IX Elemento básico: a escala

O movimento

Este elemento básico da Comunicação Visual, à semelhança da dimensão, encontra-se mais frequentemente implícito do que explícito no modo visual. Segundo Donis A. Dondis, “a sugestão de movimento nas manifestações visuais estáticas é mais difícil de conseguir sem que ao mesmo tempo se distorça a realidade, mas está implícita em tudo aquilo que vemos, e deriva da nossa experiência completa de movimento na vida”. Este elemento destaca-se, essencialmente, por ser dinâmico.

movimento

X Elemento básico: o movimento

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