A teoria de gestalt

A teoria de Gestalt foi uma das matérias lecionadas em aula. Gestalt é uma palavra, de origem alemã, que significa “configuração” ou “forma total”. Surgiu no início do século passado, na Alemanha, e teve como principais expoentes Kurt Koffka (1886-1940), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Max Werteimer (1880-1943).  A teoria defende que, para se compreender as partes, é preciso, previamente, compreender o todo. Por outras palavras, a nossa perceção não se dá por pontos isolados, mas sim por uma visão de um todo.

De seguida são explicados alguns dos principais fatores que determinam como nós agrupamos as coisas de acordo com a perceção visual. São eles:

Similaridade

Define que os objetos similares tendem a se agrupar. Objetos similares em forma, tamanho ou cor são mais facilmente interpretados como um grupo. Por outro lado, o mau uso da similaridade pode dificultar a perceção visual.

similaridade

Proximidade

Na proximidade, os elementos são agrupados de acordo com a distância a que se encontram uns dos outros. Os elementos que estão mais perto de outros numa região tendem a ser percebidos como um grupo, contrariamente se estiverem distante de seus similares.

proximidade

Continuidade

Se vários elementos de um quadro apontam para o mesmo canto, por exemplo, o resultado final irá apresentar mais naturalmente. O conceito de boa continuidade está ligado ao alinhamento, pois dois elementos alinhados passam a impressão de estarem relacionados.

continuidade

Pregnância

É chamada também de lei da simplicidade. Os objetos num ambiente são vistos da forma mais simples possível. Quanto mais simples, mais facilmente é assimilada.

pregnancia

Fechamento

No fechamento, os elementos que são agrupados parecem se completar, ou seja, nossa mente tende a ver um objeto completo, mesmo quando tal não se verifique. Por outras palavras, o nosso cérebro adiciona componentes que faltam para interpretar uma figura parcial como um todo.

fechamento

Simetria

Elementos simétricos são mais facilmente agrupados em conjuntos que os não simétricos. Tal como se pode observar na figura abaixo, as figuras são facilmente percebidas como um grupo, expecto a última figura que não é simétrica.

simetria

Experiência

A nossa perceção depende das nossas vivências, valores, experiências passadas ou memórias.

 Unidade

Na lei da unificação, mesmo uma imagem abstrata pode ser entendida pela mente humana, pois preenchemos os espaços.

unidade

Leave a comment