História e evolução da tipografia

   Na segunda proposta de trabalho foi nos proposta a realização de uma composição, a partir de um artigo ou notícia, recorrendo unicamente a elementos tipográficos. Tendo como tema-base a tipografia, o grupo achou conveniente iniciar a proposta com uma breve contextualização teórica sobre o tema que apresentamos de seguida.

   A tipografia (do gregos typos — “forma” — e graphein — “escrita”) é a arte e o processo de criação na composição de um texto.

   De certa forma a tipografia recua à epóca da pré-história, quando os homens primitivos esculpiam os caracteres nas paredes das cavernas em forma de desenho, para representar as tarefas do seu cotidiano.

   Já no século XV, provavelmente o século de maior importância na história da tipografia, esta surgiu como sinónimo de impressão. A difusão da tipografia deve-se à invenção do alemão Gutenberg. A partir da revolução tecnológica operada por Gutenberg, a escrita passou a ficar duradouramente fixada em letras de chumbo. Assim, em vez de manu-scritos, passou-se a dar uso à tipo-grafia. A partir de então, foram os mestres tipógrafos que orientaram a evolução das letras. Com a fundição de tipos, passaram a existir letras fundidas (de founts – «fontes»). A invenção de Gutenberg permitiu o desenvolvimento da língua, cultura e das ciências por toda a Europa.

b42001

O primeiro livro europeu num prelo, a Bíblia de 42 linhas, data o ano de 1455. Foi o primeiro livro europeu impresso por processo industrial, na oficina de Gutenberg.

   O século XVIII foi, igualmente, um século deveras importante na história da tipografia. O chamado século das luzes foi, de facto, uma época de ouro para a tipografia, na medida em que atribuiu  ao livro impresso um dos elementos fundamentais para o avanço intelectual e social. A tipografia britânica aparece como novo fator comercial na concorrência das potências da Europa.

   No início do século XIX a revolução industrial trouxe inovações importantes na tecnologia impressa. No século XX nasce a composição controlada por computador, através de montagens virtuais, que resultam na chapa para impressão, com a vantagem de eliminar a etapa das montagens em filme. No início do século XXI, já existe a impressão digital, isto é, impressão é feita diretamente do computador.

   Esta é apenas uma breve síntese das principais etapas da história da tipografia. Hoje, a tipografia é, indubitavelmente, um dos elementos mais importantes na comunicação dos projetos de gráficos de design.

Tipografia-lettering-02.png

Ask Questions1

“The better people communicate, the greater will be the need for better typography – expressive typography.” (Herb Lubalin)

Webgrafia:

http://tipografos.net/historia/gutenberg.html

Leave a comment