A infografia

   A Infografia está cada vez mais presente no meio jornalístico. A infografia (neologismo derivado do termo norte-americano «infographics» – contracção de «information» e «graphics») é uma forma de representação visual que facilita a compreensão de conteúdo. Uma infografia procura, assim, explicar um determinado conteúdo ou matéria para o leitor de forma simples e intuitiva, uma vez que o texto escrito dificultaria o seu entendimento.

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  Segundo Paulo Heitlinger, “ a rápida degradação do jornalismo (…) com continuadas perdas de qualidade e seriedade provocadas essencialmente pelo controlo dos EUA sobre os meios de comunicação a nível mundial, muitos comentadores, teóricos e «especialistas» da Comunicação têm-se esforçado muito por descobrir novas virtudes no jornalismo contemporâneo. Muitos destes esforços incidem sobre a apologética da Infografia, um tema hype que está muito em moda no sector do Design Editorial e do Design de Comunicação”. (Caderno de Tipografia e Design; Dezembro 2009; Página 19).

   O discurso de Paulo Heitlinger comprova que a infografia jornalística tem vindo a ganhar importância. Enquanto matéria jornalística, a infografia utiliza os mais diversos recursos (mapas, gráficos, ilustrações, etc) para transmitir a mensagem de uma forma simplificada. “É comum descrever uma peça de infografia como algo que combina imagens, diagramas, ícones e textos para criar uma informação ampla e precisa, para o qual um discurso textual resultaria mais complexo e precisaria de mais espaço” (Caderno de Tipografia e Design; Dezembro 2009; Página 21).

   Em suma, a infografia funciona como uma importante linguagem informativa. A informação é apresentada visualmente, procurando despertar a reação do público. Em tempos de jornalismo em mudança, as maneiras de se transmitir notícias também sofrem alterações. A aposta em trabalhos tipográficos é exemplo disso.

“El lenguaje visual es una herramienta fundamental para construir la sociedad del conocimiento.” Joan Costa

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